Publicado em Deixe um comentário

Cinema | Lista: Dia das Mães

A relação mais universalmente humana é a de uma mãe com suas crias. De histórias de amor incondicional até as dificuldades desse elo natural, a maternidade foi tema de inúmeros filmes que ousam desafiar os meandros do relacionamento. Essa lista é sobre isso.

Selecionei sete filmes do cinema contemporâneo que abordam a maternidade nos mais diversos contextos. De longas familiares até dramas sobre a força do amor materno, são filme que, ou possuem o relacionamento como palco principal, ou que são elementos fundamentais da trama. Todos os textos são livres de spoilers e em ordem do mais fofo até o mais emocional.

Os Incríveis (The Incredibles), 2004
Uma das melhores animações já feitas na história, “Os Incríveis” segue uma família de super-heróis que se vê obrigada a suprimir seus poderes quando os mutantes são socialmente rejeitados. O pai não sustenta mais viver uma vida mundana, para o desespero da mãe, que tenta manter a família segura. “Os Incríveis” é um conto sensacional sobre como toda família tem seus poderes para enfrentar o mundo.

As Aventuras de Paddington (Paddington), 2014
Um urso criado no Peru se separa da família depois de um acidente natural. Parando em Londres, ele é adotado por uma família humana, que o ensinará como viver na civilização enquanto o pequeno procura um caminho de volta. “As Aventuras de Paddington” é uma mistura de live action com animação cheia de fofura que demonstra como a ideia de família vai bem além dos laços sanguíneos.

Moonrise Kingdom (idem), 2012
Em uma ilha nos anos 60, dois adolescentes se apaixonam perdidamente. Eles fazem um plano para fugirem e firmarem o romance, para a loucura de suas mães. “Moonrise Kingdom”, indicado ao Oscar de “Melhor Roteiro Original”, é uma aventura coloridíssima e divertida sobre como se relacionar com sua família e o mundo enquanto se auto-descobre. Dá vontade de morar nesse filme.

Lady Bird (idem), 2017
Christine Lady Bird McPherson está saindo da escola e vê seu universo como um utópico conto de fadas. Porém a princesa aqui não possui um castelo e nem príncipe encantado, e sua fada madrinha é sua mãe Marion. Devendo manter a casa, ela se vê com a responsabilidade de cuidar do marido desempregado e depressivo, dos filhos nada fáceis e da sua própria vida, dividida entre o papel de dona de casa e enfermeira com jornada dupla. Mesmo totalmente diferentes, as duas devem aprender a colocar o incontestável amor acima de tudo.

História de Um Casamento (Marriage Story), 2019
A comédia dramática que arrebatou corações na Netflix ano passado, “História de Um Casamento” se resume muito bem pelo título: um casal assume que possui ambições totalmente diferentes e devem se divorciar. Mas com quem ficará o filho? Indicado a seis Oscars, a fita não só estuda o casamento de maneira incrível como até onde uma mãe vai para manter o filho por perto.

Uma Jornada Para Casa (Lion), 2016
Aos cinco anos, uma criança indiana se perde da família, indo parar em um orfanato. Ele é adotado por uma família australiana que percebe a eterna dúvida do garoto sobre a família biológica. Quase um “De Volta Para Minha Terra” internacional, “Lion” facilmente vai te arrancar lágrimas: a mãe adotiva ficará do lado do filho, que deseja reencontrar a família, ou se fechará com medo de perdê-lo?

O Quarto de Jack (Room), 2015
O longa mais triste de toda a lista, no quarto de Jack mora ele e sua mãe, Joy. Por algum motivo, o quarto é o único lugar que o menino conhece, não podendo sair desde que se entende por gente. Mas Joy não quer mais aquela vida para o filho, e arma um plano de fuga. “O Quarto de Jack” é um drama complexo e emocionante que mostra que o amor de uma mãe não conhece limites. Prepare os lencinhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *