Publicado em Deixe um comentário

5 filmes com lição de vida disponíveis na Netflix

Há muito me perguntam dicas de filmes que nos trazem uma lição de vida ou algum tipo de motivação para seguir em frente e enfrentar obstáculos no caminho. Queria poder listar mais filmes (infelizmente alguns saíram do catálogo da plataforma) quem sabe uma próxima lista farei algo de abrangência geral. Por hora, ficam aqui algumas opções que estão disponíveis atualmente no catálogo na Netflix, e que te darão uma mensagem linda acerca de como lidar com certos acontecimentos.

Lembrando que o texto NÃO CONTÉM SPOILER!

O menino que descobriu o vento

A África, como ambiente e plano de fundo para histórias reais, sempre nos trouxe filmes carregados de drama somados a um choque de realidade que somente a própria África consegue trazer. O menino que descobriu o vento, é uma história real e cativante, baseada no livro The Boy Who Harnessed The Wind. O filme retrata a vida de William Kamkwamba, um menino que nasceu em uma aldeia na África Oriental. Os pais de William vivem da agricultura e sempre incentivaram os filhos a estudar, tendo inclusive, financiando seus estudos em uma escola particular da região.

A vida da família de William toma um caminho completamente inesperado, quando um acontecimento impacta fortemente na vida e no plantio dos agricultores da região, atingindo inclusive, no pai de William. O filme é dividido em partes, como num livro, onde a cada momento você se envolve mais na história do protagonista e de sua família, se perguntando muitas vezes: “E agora? O que fazer?”

Para aqueles que estão passando por momentos onde a vida deu a aquela diferença de rumo e você está buscando uma resposta sobre como agir, o que fazer, tudo dentro do possível, assista “O menino que descobriu o vento”. Esse filme é pra você!

Bem vindo a Maryl Gomont

A única comédia da lista. Não sou muito fã de filmes franceses, mas esse merece ser visto. “Bem vindo a Maryl Gomont”, fala sobre a história real de um médico, chamado  Seyolo Zeyoto, que acabou de ser formar em medicina no Congo. Seyolo então, se muda com a família para um vilarejo na França, no qual está precisando de um médico. Entretanto, não existem negros nesse vilarejo (e nem nunca existiu).

Com um certo humor ácido, a comédia francesa mostra situações onde Zeyoto e sua família, precisam vencer o preconceito e superar as barreiras impostas pela população para a sua simples convivência.

Se você busca uma história de superação referente a barreiras raciais e culturais impostas pela sociedade e ainda, saber como ponderar a relação familiar de um lado e o seu sonho de outro. Você encontrou o filme certo.

Ganha pão

Essa animação que concorreu ao Óscar em 2018, conta a história de Parvana, uma jovem garota que vive no Afeganistão com seu pai, sua mãe, sua irmã mais velha e seu irmão mais novo.

O Afeganistão, para quem não sabe, é um país no oriente médio, que é dominado por um grupo extremista chamado Talibã. Assim como “O menino que descobriu o vento”, “Ganha pão” tem como o centro da trama um acontecimento inesperado na vida da personagem principal. Em meio a toda a tensão, Parvana consegue sobreviver dentro da sociedade violenta e machista em que ela vive.  Entretanto, o filme não é tão simples como parece.

Apesar de ser uma animação, e sua classificação indicativa no Brasil ser não recomendada para menores de 12 anos, eu considero “Ganha Pão” um filme bem pesado. É tenso, mas é de suma importância para aqueles que acham que nada tem jeito. Se você está buscando coragem e determinação para mudar de vida e sobreviver no mundo de hoje, assista esse filme.

O Físico

Essa é uma daquelas histórias que exploram a busca incessante por um sonho. O Físico, que leva esse nome por uma bagunça gramatical de tradução. Deveria se chamar O Médico, já que The Physician significa “Médico”, em inglês, mas preferiram “O Físico”, devido a arte da medicina não existir naquela época.

O filme conta a história Rob, que quando criança viu sua mãe morrer decorrente de uma doença comum nominada na época de “doença de lado”. Após a morte de sua mãe, Rob passa a viver sob os cuidados de Bader, o barbeiro da região, e este o ensina a cuidar de simples doenças que acometiam a população.

Não é nenhuma surpresa que o filme traz a ascensão de um médico, que enfrenta diversos obstáculos devido a época em que vive, a idade média, também conhecida como idade das trevas.

O Físico é recheado de locações, muitos cenários diversificados, boas atuações, mas peca um pouco no roteiro, que chega a ser clichê em alguns pontos. Entretanto, isso não tira o mérito do filme ser uma ótima história de vida e superação.

Se você busca filmes que te inspire a concluir objetivos, metas de vida e a ter foco, assista O Físico, você não vai se arrepender.

Histórias cruzadas

Esse filme não traz somente uma lição de vida, mas sim três. A história de duas mulheres negras que são empregadas domésticas na década de 60, juntamente com uma jovem branca recém formada que não se casou e busca se tornar uma grande escritora.

Apesar das diferenças raciais, sociais e culturais, o destino cruza a vida dessas três mulheres, que em cada cena contam um pouco de sua história e consequentemente seus problemas.

“Histórias Cruzadas” é um retrato do passado, que ainda hoje assombra diversas mulheres. Se você está em busca de um filme que ensina como lutar e vencer através da perseverança, esse filme te dará uma excelente lição. Além de nos presentear com lindas atuações de Emma Stone, Viola Daves e a ganhadora do Oscar de melhor atriz codjuvante por este papel, Octavia Spencer.

Gostou? Comenta aqui embaixo quais filmes vocês já viram dessa lista e quais ainda não assistiram. Comenta também se tem algum filme que te deu uma lição de vida e te ajudou a ver o mundo de uma nova forma. Compartilha sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *