Publicado em Deixe um comentário

20 FILMES COM MÃES PARA ASSISTIR COM A MÃE

Dias das mães se aproxima e todo mundo corre pra comprar presente, organizar café da manhã, almoço ou jantar com o as mamães. O esforço é para deixar o dia especial ainda mais especial. É pensando nisso que fizemos uma lista com muito carinho de filmes com mães para assistir com a mamãe. Quem sabe um domingo em casa comendo pipoca e vendo filme com nossas melhores amigas, seja tudo o que a gente precisa pra fechar o dia com chave de ouro.

Os filmes estão divididos por categorias, assim você pode escolher qual filme é mais a cara da sua mãe.

NÃO CONTÉM SPOILER!

Para mães que não tem preconceito com desenho

VIVA A VIDA É UMA FESTA (2017)

Ganhador do Óscar de melhor animação em 2018, essa produção da Pixar não contém exatamente uma mãe em específico, mas sim, 4 gerações de mamães. O filme conta a história de Miguel, um jovem garoto mexicano que sonha em se tornar um grande músico, entretanto, ninguém de sua família aprova tal carreira. O filme se passa durante o dia dos mortos, festa essa muito comemorada pelo povo mexicano. Viva a vida é uma festa, é uma linda animação pra rir e chorar. É tão bom, que até aqueles que não curtem animação, irão gostar de assistir.

CRIANÇAS LOBO (2012)

Um dos melhores filmes de animação japonesa que assisti. Sem dúvida, não tem como não se emocionar com a história de Hana, uma jovem moça que se apaixona por Yuki, um lobisomem. Dessa relação nascem duas crianças, que acabam por herdar a genética de lobisomem do pai. A partir daí, o filme toma rumos inesperados e dramáticos. Crianças lobo é tocante e vai muito além de um simples romance sobrenatural. O filme explora o “ser mãe” de diversas formas. Assista! Você não irá se arrepender.

VALENTE (2012)

Vencedor do Óscar de melhor animação de 2013, das três animações dessa lista, esse é o menos dramático. Valente é uma produção voltada para o público infanto-juvenil, entretanto pode ser apreciado por todas as idades. O filme começa com a história de Merida, uma jovem princesa que é obrigada a seguir os costumes do reino e de seus ancestrais. Contudo, conseguir um príncipe e se tornar rainha não estão entre os planos da princesa. Após ela desafiar os costumes do reino e desencadear o caos entre os Lordes, o filme surpreendentemente traz como foco central a relação de Merida e sua mãe. Valente é bem divertido, e assim como Frozen, o filme quebra paradigmas de padrões de beleza e princesas da Disney.

Para mães futuristas, a frente de seu tempo

A CHEGADA (2016)

Para os UFOs de plantão, assistir esse filme é de caráter obrigatório. A Chegada como o título já diz, começa com a chegada de alienígenas em diversas partes do mundo. Contudo, o principal desafio dos estudiosos é a comunicação com essas criaturas misteriosas. Você deve está se perguntando: O que que esse filme tem relacionado com mãe? Isso infelizmente não posso responder, já que prometi não dá spoiler. Você terá que assistir e descobrir. O filme teve 8 indicações ao Oscar 2017 e foi muito aclamado pela crítica especializada. Se sua mãe se amarra numa ficção científica, ela tem que ver A Chegada.

Para mães românticas

TRÊS VEZES AMOR (2008)

Foi difícil encontrar um filme de romance que tenha a temática de mãe presente e que não contenha cenas de sexo. No meio dessa busca árdua lembrei desse filme maravilhoso de 2008. Três vezes amor tem como protagonista Will Hayes, o pai da pequena Maya. Will está se divorciando da mãe de Maya, e durante uma noite resolve contar para a filha como a conheceu. Entretanto, Will altera os nomes das mulheres, para que Maya não saiba qual delas é sua mãe. É tipo um How Meet Your Mother, de 112 minutos. Você pode ver com a mamãe tranquilo e tentar adivinhar junto com Maya quem é a mãe dela.

Para mães que gostam de chorar assistindo filme

LION (2016)

Acontece tanta coisa nesse filme que é até difícil elaborar uma sinopse sem spoiler. Mas vamos lá. Baseado numa história real, Lion conta um relato sobre vida de Saroo, um pequeno garoto de apenas 5 anos de idade que mora na Índia. Saroo acompanha seu irmão mais velho todos os dias na busca de alimentos para o sustento deles e sua família (mãe e irmãs). Tudo muda quando Saroo se perde do seu irmão numa estação de trem. Apesar de ser um filme bem tenso, Lion é baseado num acontecimento real e tem um desenrolar surpreendente. Teve 6 indicações ao Óscar e um desfecho de tirar o fôlego. Prepare a mamãe, porque são altas emoções.

PARA SEMPRE ALICE (2014)

Esse filme ficou bem famoso quando estreou por retratar uma doença que acomete boa parte de idosos em todo o mundo, o mal de Alzheimer. Na trama, Alice, é uma professora de Harvard de 50 anos. Entretanto, Alice é diagnosticada com uma tipo raro de Alzheimer precoce, nos quais os sintomas começam a aparecer ainda na meia idade. A partir daí, ela passa a enfrentar uma série de desafios dentre eles a relação familiar com seu marido e principalmente seus filhos. O filme garantiu o Óscar de melhor atriz para  Julianne Moore, que interpreta Alice. Vale a pena dá uma conferida com a mamãe.

TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME (2017)

Com 7 indicações ao Óscar 2018, acho que esse é o filme mais pesado da lista. Três anúncios para um crime é um filme surpreendente. Digo isto pois acho que NINGUÉM consegue imaginar o seu final, nem ao menos o seu desenrolar. A produção começa com Mildred Hayes, cuja a filha foi estuprada, morta e queimada. Ainda assim, a polícia nunca encontrou seu assassino. Inconformada com o descaso da polícia, Mildred resolve então colocar 3 anúncios de protesto ao longo da estrada que dá acesso a cidade, e sua atitude causa grande alvoroço entre a população e o xerife. Se sua mãe não aguenta mais filmes iguais, com o mesmo final, e se ela gosta de sair do clichê, pode apostar que ela vai adorar esse filme.

EXTRAORDINÁRIO (2017)

Baseado no romance de  R. J. Palacio, Extraordinário nos apresenta o encantador, Auggie Pullman, de apenas 10 anos, um garoto que nasceu com uma deformidade facial. Ele já enfrentou 27 cirurgias plásticas mas agora por escolha própria, terá de enfrentar a escola. Devido a sua deformidade, Auggie nunca teve a chance de viver como uma criança normal, pois seus pais tinham receio dos impactos psicológicos que sua deformidade poderiam desencadear na convivência com outras crianças. O filme retrata muito mais do que a vida de Auggie, mas também de sua mãe superprotetora, que faz de tudo para que o filho tenha uma vida normal e seja protegido da sociedade abarrotada de preconceito. Para mães superprotetoras, Extraordinário é uma excelente escolha de filme.

O QUARTO DE JACK (2015)

Um filme de adulto sobre o olhar de uma criança. É assim que O quarto de Jack se apresenta, na história de Jack, um menino que nasceu num cativeiro, após sua mãe ter sido sequestrada e aprisionada em um quarto. Jack nunca teve contato com o mundo externo, e sua visão parte de tudo aquilo que ele vive no quarto e que sua mãe relata para ele. O vínculo mãe-filho, talvez, seja a coisa mais forte no filme. O quarto de Jack te prende e te faz refletir sobre a vida de inúmeras garotas que são sequestradas, e, após libertadas,  jamais terão sua vida de volta ao normal. Se sua mãe gosta de dramas fortes, ela vai amar esse filme.

Para mães comediantes que adoram uma boa e velha piada

DUMPLIN (2018)

A nova produção da Netflix, conta a história de Willowdean Dickson, uma jovem texana acima do peso que foi criada por sua tia Lucy. A mãe de Willowdean no passado foi eleita Miss Teen da cidade de onde vive, entretanto, devido a influência da tia, a jovem não liga para os padrões de beleza imposto pela sociedade, muito menos para concursos de beleza, dentre os quais, a própria mãe organiza.  A relação com sua mãe torna-se mais conflituosa quando sua tia Lucy morre, e Willowdean passa a morar com a mãe. O filme traz como proposta a quebra de paradigmas sociais e estéticos. Uma comédia sobre empoderamento às vezes é tudo que uma mulher precisa assistir pra levantar a auto estima.

MINHA MÃE É UMA PEÇA (2013)

Eu sei que todo mundo já viu esse filme, mas não colocá-lo na lista seria um descaso aos filmes com mães. Um dos melhores filmes sobre mães já feitos. A comédia brasileira traz como centro da história Dona Hermínia, inspirada na mãe real do ator Paulo Gustavo.Hermínia é uma mulher divorciada que teve 3 filhos com o ex marido. Se você nunca viu Minha mãe é uma peça, aterrisse no planeta Terra e vá correndo ver esse filme com sua mãe. Ele foi FEITO pra ver com mãe. E você ainda pode ver Minha mãe é uma peça 2, a continuação que bateu recorde de bilheteria nos cinemas brasileiros. Garanto que mesmo já tendo assistido o filme, você vai rir de novo.

Para mães que gostam de tiro, porrada e bomba

KILL BILL (2003)

O filme de Quentin Tarantino, é dividido em 2 partes: Kill Bill vol. 1 e Kill Bill vol. 2. A noiva, como é conhecida a protagonista da trama, acorda de um coma de 4 anos decidida a se vingar de seu ex-noivo, que tentou matá-la grávida, no dia de seu casamento. Quem conhece o Tarantino, sabe que seus filmes são repletos de muito sangue, humor ácido e muitas, mas MUITAS MORTES. Kill Bill é um clássico do cinema, e conta com muitas cenas icônicas que só quem assistiu vai saber. Os amantes de filmes clássicos de ação adoram.

Para mães que não tem medo de alma

SOBRENATURAL – ORIGEM (2015)

Esta origem é o segundo filme da saga Sobrenatural. Ele volta ao passado e conta a história da jovem Quinn, que está lidando com a morte precoce da mãe e ainda sente muito a sua falta. Alguns acontecimentos sobrenaturais em sua casa, a levam a crer que o espírito da mãe está tentando se comunicar com ela. O filme de terror é tradicional, mas não deixa de nos deixar sem fôlego em algumas sequências bem aterrorizantes. Se sua mãe é daquelas que gosta de filme de terror dos mais diversos tipos, ela não pode deixar de assistir essa produção.

OS OUTROS (2001)

Em 2001, estreava esse ícone de filme de terror. Os outros, se passa durante a segunda guerra mundial, quando uma mulher e seus dois filhos se veem sozinhos em uma gigantesca mansão, após seu marido ter ido para guerra e nunca mais voltado. As crianças tem uma doença rara que as tornam hipersensíveis a luz do sol, obrigando a todos permanecerem sempre no escuro. A chegada de três misteriosos empregados promete trazer ajuda para os membros da casa, entretanto, acaba por fazer a anfitriã ficar ainda mais desconfiada, uma vez que uma série de acontecimento a faz crer que existem intrusos ocultos habitando a mansão. Os Outros marcou uma Era de filmes de suspense/terror e de plot twist. É um filme obrigatório para quem gosta de terror antigo.

MAMA (2013)

Após um acontecimento trágico envolvendo seus pais, duas meninas passam 5 anos de sua vida aos cuidados de uma entidade sobrenatural. Depois de serem encontradas, as meninas são adotadas por seu tio e sua esposa, contudo, a reintegração das meninas na sociedade se torna um problema pequeno comparado ao que a nova família passa a perceber. As garotas continuam se comunicando com tal entidade. Mama te faz pensar que a maternidade pode está presente nas mais diversas formas. Não se trata exatamente de um filme clichê, e o seu mistério acerca do destino das meninas te prende até o final.

Para mães que gostam de suspense

BIRD BOX (2018)

Esse fenômeno da Netflix tem como tema central um suspense pós apocalíptico, baseado no livro de Josh Malerman, Bird Box no apresenta Malorie, uma mulher que precisa fazer uma travessia perigosa de olhos vendados com duas crianças. O filme é atemporal, pois paralelamente a travessia, conhecemos mais sobre o passado de Malorie e de como ocorreu os acontecimentos apocalípticos. Bird Box tem diversos significados metafóricos, dentre eles, alguns envolvendo a maternidade. Aconselho a todos que assistirem, depois, pesquisarem sobre teorias acerca do filme. Você irá se surpreender com as diversas interpretações decorrentes da história

DURANTE A TORMENTA (2018)

É um filme de suspense espanhol com um toque de ficção científica. O enredo do filme começa com um menino, que durante uma tempestade vai até a casa de seu vizinho e o flagra cometendo um crime. O menino foge ao ser visto e é atropelado logo em seguida, morrendo na hora. Vinte e cinco anos depois, Vera Roy, uma mulher casada que tem uma filha pequena, mora na mesma casa do falecido garoto. E durante uma tempestade, Vera consegue uma conexão com o menino do passado minutos antes do acidente. A partir daí, o filme aborda realidades alternativas de tempo/espaço. Ainda sim, é bonito ver a força de uma mãe, como é o caso de Vera, lidando com as consequências de mudanças de realidade dando tudo de si para ter sua vida anterior de volta. Durante a tormenta é um excelente pedida para mães determinadas

O QUARTO DO PÂNICO (2002)

Um clássico de suspense de 2002, O quarto do pânico passou diversas vezes na TV aberta. O filme retrata a vida de Meg, uma mulher recém divorciada, que juntamente com sua filha Sarah, se mudam para uma casa gigantesca de 4 andares. A casa porém, foi construída por um milionário, que instalou um quarto de segurança (o quarto do pânico), um ambiente seguro com câmeras de segurança envolto de aço e concreto. Meg e Sarah, entretanto, são alvos de três criminosos, que adentram na casa e conhecem o sistema de segurança do quarto. Ainda sim, as duas conseguem se refugiar no seu interior. O suspense é arrepiante e te magnetiza a cada cena. Se sua mãe gosta de thriller de tirar o fôlego, corre com ela pra ver quarto do pânico.

PLANO DE VOO (2005)

Um filme de 2005, que retrata a história da engenheira Kyle Pratt, após a morte do marido na Alemanha, Kyle viaja para New York com sua filha num avião gigantesco para enterrar seu marido. Kyle dorme durante o voo e ao acordar, percebe que sua filha desapareceu. Ela então inicia uma busca pelo avião enquanto parte da tripulação começa a duvidar de sua sanidade mental. O plano de voo é um suspense dramático com um toque de ação, e mostra a busca incessante de uma mãe para encontrar sua filha. É uma excelente escolha de filme pra quem aprecia o tema.

Gostou? Deixe seu comentário sobre quais filmes você gostaria de assistir com sua mãe.

Compartilhe sua experiência conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *